domingo, 27 de junho de 2010

Passeio pelo centro!

Hoje corremos 26 Km, pelo centro. O Recife sempre bonito. Vejam os detalhes no Connect:

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fartlek em Brennand!

Hoje corremos 13,5 Km, em Brennand. Tempo bom, muita tranquilidade. Vejam os detalhes do treino no connect:

Descobri vídeo excelente sobre abdominais. Já fiz uma série. Vejam que beleza:

Posted via email from beneditonunes's posterous

terça-feira, 22 de junho de 2010

Chuva!

Acordei às 4h. Chuva que Deus deu. Mesmo assim, resolvi correr. Ao contrário de domingo, hoje era o dia. Corri 13,5 Km com o comparsa George, que também resolveu encarar a chuva. A frequência cardíaca não passou dos 150 bpm, com média de 138 bpm. Vejam os detalhes no connect:

Posted via email from beneditonunes's posterous

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Impacto da atividade física!


O impacto dos exercícios é maior do que se pensava

Fonte: Isto É - Independente

A ciência descobre que a atividade física atua em nível molecular, interfere na produção de mais de 20 substâncias importantes para o metabolismo e protege o DNA

Dois estudos divulgados recentemente confirmaram que o impacto da atividade física no organismo é muito mais profundo do que se imaginava. De acordo com os trabalhos, quando o corpo é posto em movimento, processos químicos ocorrem no interior das células e desencadeiam reações, em nível molecular, que resultarão em mais benefícios.

Um dos trabalhos foi realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (EUA). Eles avaliaram as respostas do organismo de indivíduos saudáveis antes, imediatamente após e uma hora depois de uma sessão de exercícios – 25 eram maratonistas. A primeira conclusão foi de que os exercícios físicos interferem na produção de cerca de 20 diferentes metabólitos, entre eles substâncias ligadas à queima de açúcares, gorduras e aminoácidos (matérias-primas das proteínas). Uma delas, especialmente, chamou a atenção: a vitamina niacinamida, que ajuda na liberação da insulina, o hormônio que permite a passagem da glicose do sangue para as células. Quando há excesso de glicose na corrente sanguínea, o indivíduo torna-se diabético.

Outra constatação foi de que o metabolismo de pessoas mais bem condicionadas fisicamente é superior ao das mais sedentárias. “A partir dos resultados, podemos ajudar na melhoria do desempenho e na redução de riscos de diabetes por meio de intervenções, pelos exercícios, sobre o metabolismo do paciente”, descreveu um dos autores da pesquisa, o médico Robert Gerszten.

Na Universidade da Califórnia (EUA), os pesquisadores verificaram que, quando exercitado, o organismo é capaz de inibir a ação do stress sobre os telômeros, sequências de DNA cujo tamanho é um indicativo do grau de envelhecimento das células. Quanto menor, mais avançado está esse processo. Foram examinadas 62 mulheres, várias delas responsáveis por cuidar de familiares doentes. Mesmo em situação de stress, o comprimento dos telômeros permaneceu maior entre as que realizavam séries semanais de pelo menos 75 minutos de exercícios. “Uma das explicações é de que a prática estimula a atividade dos telômeros”, disse à ISTOÉ um dos autores da pesquisa, o psicólogo Eli Puterman. “Isso atenuaria os efeitos prejudiciais do stress.”

Aprofundar o conhecimento sobre o impacto dos exercícios no corpo também é meta dos brasileiros. Na Universidade de São Paulo, a pesquisadora Patrícia Brum investiga como a prática esportiva ajuda no tratamento da insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração bombear sangue para o corpo). “Acreditava-se que o paciente não podia ter um gasto energético maior, já que seu coração bombeava mal”, lembra Patrícia. “Por isso os exercícios eram proscritos.” O mito caiu depois que se descobriu o papel dos íons cálcio na célula cardíaca e o modo como se alteram mediante a atividade física. “Esses íons são um dos responsáveis pela contração da célula cardíaca e, quando estimulados por exercícios, trabalham melhor”, diz.

Telômeros, metabólitos e íons cálcio são apenas algumas das estruturas nas quais foram mapeados os efeitos moleculares dos exercícios. “Além deles, já se sabe que se exercitar inibe a produção de mais glicose”, complementa José Rodrigo Pauli, da Universidade Federal de São Paulo. Com os avanços nos estudos, a expectativa é de que fique cada vez mais evidente a importância das atividades físicas.


Abobrinha!

Várias pessoas me criticam por não ter seguido carreira jurídica, haja vista ter feito um bom curso de direito, ter sido um bom aluno (não obstante as “cervejadas” rsrsrsrsr). Não tenho, sinceramente, uma explicação. Tenho “leve” impressão que foi puro comodismo.

 

Questionaram-me dia desses: Pô Benedito, estás vendo aí ? Fulano de tal é Juiz Federal, Beltrano tem um grande escritório e blá-blá-blá. Respondi na bucha: faça o levantamento de quantos já correram uma  maratona . . .

 

Não quero me gabar, mas correr maratona __ mormente depois de fumar e tomar cerveja por  24 anos __ não é pra qualquer um. É mais difícil do que concluir o curso de engenharia eletrônica da UFPE (os que concluíram sabem do que estou falando), é mais difícil do que passar no concurso de Auditor da Receita Federal rsrsrsrsr  Quem nunca correu não tem  idéia . . .

 

É de indagar: será que não daria para conciliar as duas coisas, ou seja, tentar uma carreira na área jurídica e ser corredor. Não sei. Depois dos 40 anos tudo fica mais complicado. . .

 

Aos 42, optei por correr. Não me arrependo nenhum minuto. Espero continuar correndo pelos próximos 30 anos. E conversando muita “abobrinha” rsrsrrsrsr

Posted via email from beneditonunes's posterous

domingo, 20 de junho de 2010

Cora Coralina!

DAS PEDRAS

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.

Uma estrada,
um leito, uma casa, um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida . . .
Quebrando pedras
e plantando flores.

Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

Cora Coralina, Meu livro de cordel. São Paulo: Global, 1998.

Posted via email from beneditonunes's posterous

Hoje não era o dia!

Hoje não era o dia. Corremos 21 Km, mas na marra. Correr cansado não presta; efetivamente, não é bom. Foi justamente o que ocorreu. Não sei se foi o sol, se foi a noite mal dormida, se foi estresse, enfim: hoje não era o dia. A evidência disso se revela na freqüência cardíaca, que teve média de 159 bpm.
Mudando de assunto, sem pretensão alguma publiquei algumas frases de José Saramago, pelo que tive uma enorme surpresa: o meu velho e cansado blog, que tem poucas visitas e nenhum comentário, “bombou”: cinqüenta visitas em um único dia. Da terra do escritor, foram 24.
Li duas de suas obras: Ensaio sobre a cegueira e o Homem duplicado. Não sou muito fã de sua forma de escrever. Prefiro a  tradicional, com pontuação. Tampouco sou fã de suas convicções, principalmente quanto à inexistência de Deus.
Vejam os detalhes do treino no connect:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Quem corre, corre!

Frases de José Saramago!

FRASES DE  JOSÉ SARAMAGO

Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.

Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.

Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais.

Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo.
De que adianta falar de motivos, às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos.

O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.

Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muito mais do que antes julgávamos.

Há ocasiões que é mil vezes preferível fazer de menos que fazer de mais, entrega-se o assunto ao governamento da sensibilidade, ela, melhor que a inteligência racional, saberá proceder segundo o que mais convenha à perfeição dos instantes seguintes.

Posted via email from beneditonunes's posterous

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Plataforma Brennand 13,5 Km

Treino de hoje. Corremos 13,5 Km, da Plataforma ao Paraíso dos Brennand. Não obstante a chuva, não havia muitas poças, de maneira que deu para correr legal. Já começa a dar um friozinho na barriga: só falta um mês para a maratona do Rio (dia 18/07).
Vejam os detalhes do treino no connect:

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fazer o bem!

Ferreira Gullar traduziu uma Fábula de La Fontaine que a história era mais ou menos a seguinte: um sujeito encontrou uma cobra morrendo de frio, pelo que ele a recolheu, levou-a para casa e a aqueceu. Depois de recuperada,  a cobra tentou mordê-lo, então ele pegou um facão e a cortou em três pedaços. Moral da história para La Fontaine: “Deve-se fazer o bem sem olhar a quem”. Moral da história na tradução de Ferreira Gullar: “Deve-se fazer o bem sem olhar a quem, desde que haja um facão por perto”.

domingo, 13 de junho de 2010

Casa Forte Boa Viagem!


Treino de Hoje. Corremos 31 Km. Debaixo de chuva. De casa Forte até Boa viagem, perfazendo 15 Km, e de Boa viagem até Casa Forte perfazendo 16. Percurso muito bom, malgrado as imperfeições do terreno, a subida do Forte das cinco pontas e, principalmente, os bêbados . . .

É impressionante a quantidade de bêbados no início da manhã. E o pior: dirigindo. Cadê a fiscalização? Decerto dormindo, maquinando no seu sonho como multar o cidadão que paga imposto e respeita as leis. “Eita” país de merda, 4º mundo (eufemismo de cu do mundo).

E não venha com “xurumelas”: se for multado por um desses incompetentes, arrogantes e corruptos da guarda municipal, baixe a cabeça, coloque o rabo entre as pernas e pague a multa, para evitar complicações.

Há uns dois meses fui multado por estar dirigindo falando ao telefone. Acontece que o meu telefone, no momento da infração apontada na notificação, não registra nenhuma ligação, seja efetuada por mim, seja recebida. Demais, não falo ao telefone dirigindo, pois que fui multado há uns dois anos por esse mesmo motivo e, com efeito, aprendi a lição.

Não vou apresentar defesa, pois a minha versão, com certeza, não pareceria crível aos olhos dos lobos da fiscalização. Prejuízo de R$ 68,11 e 4 pontos na carteira. Deixa prá lá . . .

Vejam os detalhes do treino no connect:

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Treino de ritmo.


Corri hoje 13,5 Km. Inadvertidamente, desliguei o garmin por uns 600 m. De modo que só restou registrado 13 KM. Interessante notar, a velocidade máxima atingida foi de 15,8 Km/h. Dá pra se ter uma idéia do condicionamento dos corredores de elite: o sujeito que corre uma maratona em torno de 2h é um monstro!
Mudando de assunto, estou notando que os grupos de corrida estão aumentando. Hoje mesmo me deparei com dois, quando ia para Brennand. É uma farra! Só não concordo com o horário; correm muito cedo, acho que começam antes das cinco.
Mudando de assunto mais uma vez, acho que o Recife está tomando "tenência" e colocando em prática lei que proíbe discriminar as empregadas domésticas, quanto ao acesso aos elevadores dos edifícios. Os moradores estão se conscientizando que existem dois tipos de elevadores: o de carga e o social, sendo este destinado ao transportes de pessoas.  
Aqui no meu prédio, há algum tempo, uma condômina, ao ver minha "secretária do lar" no elevador social, saiu-se com essa: “Daqui a pouco, vamos ter que subir até com cachorros. . .”. Quando soube do fato, questionei a doméstica: Por que você não mandou ela tomar no cu?
Abaixo a discriminação!
Vejam os detalhes do treino:


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treino regenerativo!

Treino regenerativo. A frequência média foi de 129 bpm, que corresponde a 70% da minha frequência cardíaca máxima. Treino desse tipo não cansa. A maioria dos corredores entretanto tem receio de mostrar a frequência cardíaca, como se isso fosse diminuí-los. Pura bobagem.

Para mim, o controle da frequência é fundamental, como já disse alhures.

Vejam os detalhes do connect:


domingo, 6 de junho de 2010

Casa forte- Br232- Casa Forte 32 KM by benedito11 at Garmin Connect - Detalhes

Treino de hoje. Corremos 27 KM. Interessante que só fomos beber água no 15º km. Compramos uma garrafinha de 500 ml. No Km 20, compramos um gatorade. E só. Não senti sede em nenhum momento, e olha que o sol tava de rachar. Acho até graça quando vejo as pessoas com diversos acessórios levando água para uma corrida de dez quilômetros; pura amostração.

Faz-me lembrar um fato curioso: sempre que vou comprar inhame no supermercado escolho o que está mais descascado pela unhas dos clientes (tem-se o hábito de levantar a casca do inhame para verificar a cor). Nunca errei: o mais descascado é o melhor, impreterivelmente. O que leva a concluir que a maioria das "donas de casa" não entende porra nenhuma de inhame.

Vejam os detalhes do treino no link abaixo:

http://connect.garmin.com/activity/35866612?sms_ss=email

Posted via email from beneditonunes's posterous

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Saber votar!

Dançarino de boate gay....

*Essa você tem que repassar para todo o Brasil. É uma obrigação.

A professora pergunta na sala de aula:
- Pedrinho qual a profissão de seu pai?
- Advogado, professora.
- E a do seu pai, Marianinha? 
- Engenheiro. - E o seu, Aninha?
- Ele é médico
-E o seu pai, Joãozinho, o que faz?
-Ele... Ele é dançarino numa boate gay!
- Como assim? (pergunta a professora, surpresa)
- Fessora, ele dança na boate vestido de mulher, com uma tanguinha  minúscula de lantejoulas ; os homens passam a mão nele e poem dinheiro no  elástico da tanguinha e depois saem para fazer programa com ele.
A professora rapidamente dispensou toda a classe, menos Joãozinho
Ela caminha até o garoto e novamente pergunta:
- Menino, o seu pai realmente faz isso?
- Não, fessora. Agora que a sala tá vazia, eu posso falar : 
Ele é Deputado Federal..... Mas dá uma vergonha falar isso na frente dos  outros !!!


E não esqueça:

"O Congresso Nacional é um local que:
se gradear vira zoológico,
se murar vira presídio,
se colocar uma lona em cima vira circo,
se colocar lanternas vermelhas vira prostíbulo

e se der descarga não sobra ninguém."

Reflita bem antes de (re)eleg er esses calhordas que pouco ou nada fazem pelo coletivo. Essas figuras já conhecidas que sempre dão as caras em ano eleitoral. Não se deixe enganar por seus discursos falidos. Pense antes de votar. Valorize seu voto!!

 

Posted via email from beneditonunes's posterous

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Fartlek Plataforma Brennand!

Treino de Hoje. Fartlek Plataforma Brennad 13,5 Km. Vejam os detalhes.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Eu já sabia disso!

Voz da paquera

Flertar, ou paquerar, pode parecer uma atividade principalmente visual - sobretudo por meio das primeiras trocas de olhares.

Mas a Dra. Susan Hughes, da Universidade de Reading, na Inglaterra, descobriu que a voz também desempenha um papel importante.

Baixar a voz, segundo a pesquisadora, pode ser um meio de demonstrar atração por um parceiro.

Excitação fisiológica

"Nós descobrimos que ambos os sexos usam um tom de voz mais baixo e mostram um alto nível de excitação fisiológica quando falam com um alvo do sexo oposto mais atraente", diz ela.

O estudo analisou 48 estudantes usando o Skype para deixar mensagens de voz enquanto visualizavam uma imagem da pessoa fictícia que deveria receber a mensagem.

Os homens e as mulheres que apareciam nas imagens variavam em termos de beleza e atratividade física.

Estereótipo das vozes

Hughes - que afirmou que esperava que as mulheres levantassem suas vozes para que parecessem mais femininas e atraentes - foi surpreendida pelos resultados.

"Parece haver um estereótipo comum em nossa cultura que considera que uma voz feminina sexy soa como rouca, soprada e de baixa frequência," diz ela. "Isto sugere que a motivação para exibir uma voz feminina sedutora pode entrar em conflito com a motivação para parecer mais feminina."

A manipulação da voz feminina sugere que alterar o tom de voz pode ser um comportamento aprendido com base em estereótipos sexuais da voz, em vez de características vocais reais de atratividade.

"Quando uma mulher baixa naturalmente a sua voz, isto pode ser percebido como uma tentativa de soar mais sedutora e atraente e, portanto, serve como um sinal de seu interesse romântico," acrescenta.

Atração e infidelidade

A pesquisa também mediu a consciência das pessoas sobre as mudanças nas vozes dos outros.

"Estas descobertas podem ter implicações para a importância do papel da voz na seleção do parceiro e na atração", diz ela.

"Se as pessoas puderem perceber mudanças nas vozes dos outros quando falam com pessoas atraentes, essa percepção pode ser útil para identificar parceiros potencialmente interessados, detectando o interesse dos outros, e detectar eventuais infidelidades dos parceiros," assinala a pesquisadora.

"O som de uma voz pode conter uma enorme riqueza de importantes informações biológicas e sociais," diz Hughes.

Posted via email from beneditonunes's posterous

Mais colesterol bom nem sempre é melhor para a saúde

Mais colesterol bom nem sempre é melhor para a saúde

terça-feira, 1 de junho de 2010

Treino de hoje - 13,5 Km

Treino de hoje. Da Academia Plataforma, na cidade universitária, até a BR 232, na açonorte (finalzinho da Mata de Brennand). É uma prazer correr por lugar tão calmo e bonito. Em Brennand, tem-se ambiente para correr com a maior tranquilidade, haja vista a segurança privada da CIV (Companhia Industrial de Vidros), da empresa de Energia Atalaya (se não me engano), e das residências da família. Como já disse alhures, pedacinho do primeiro mundo inscrutado no bairro da Várzea, em Recife.

http://connect.garmin.com/activity/35314907?sms_ss=email

---
This message was sent by benediton@gmail.com via http://addthis.com. Please note that AddThis does not verify email addresses.


Posted via email from beneditonunes's posterous