segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que importa?

Na década de 1980, já me aventurava na jaqueira. Corridinhas de 6 a 7 Kms, compartilhadas, logo após, impreterivelmente, por umas cervejinhas e  cirragozinhos. Dos diminutivos, sobraram-me os últimos, que me acompanharam até os 42.
Foi naquele tempo dos diminutivos que comprei o “Guia Completo de Corrida”, de James F. Fixx, bioquímico que morreu de infarto pouco tempo após a publicação do livro. Pretensão cartesiana de engenheiro comprá-lo.
Mas o livro era bom, ou melhor, alguns de seus conselhos são de grande valia até hoje. Com efeito, correr longas distâncias a ritmo lento, confortável (vide escala de Borg), faz grande diferença, sobretudo na preparação pra maratona.
Venho correndo 52 Kms por semana. Dois treinos de 13,5 (terças e quintas) e um de 25 (domingos). Não mais do que isso, no momento. Ontem, corri de Casa Forte até Piedade, e de Piedade  até a pracinha de Boa Viagem.  Chuva que Deus deu. No final, como prêmio, água de coco e açaí.
E hoje peguei um trânsito infernal: gastei 55 minutos pra percorrer os cinco quilômetros que me separam da DRJ. É esse o tempo da reflexão. Hoje refleti o refletir. Com algumas variantes, é claro. É impressionante como o cotidiano tem o poder de afastar o pensamento introspectivo.
E cogitei: que me importa chegar atrasado 10 ou 15 minutos? Que me importa isso? Se dentro do carro estou com ar condicionado, escutando a CBN, com celular,  barrinhas de cereais . . . o que, de fato, importa isso a mim?
Vejam os detalhes do Treino:

Um comentário:

Unknown disse...

E aqui estou eu a pensar em suas sábias palavras,são23:30h,no silêncio da noite fica mais fácil a refletir,passei o dia "cuidando de reeducandos",mas que palavrinha s/ lógica...Nunca tiveram famíla,escola,amor,limites...É cada história de vida... Trabalhando,nem dá p/ pensar do papel da gente de repetir modelos de exclusão,dessa sociedade hipócrita,desse sistema prisional,que não ressocializa, e na maioria das vezes faz o contrário ! Mas, eles são ainda alienados que nós,chegam a dizer que somos como anjos da guarda,tem um "apenado" que diz que sou uma santa! MEU DEUS QUE PECADO!!!Mal sabe ele que estou fortalecendo sistemas alienantes/repressores:NÃO POR ACASO SÃO TRÊS PSIS,P/ ATENDER CERCA DE 1500 PRESOS! Como vc diz:´"é impressionante,como o cotidiano,tem o poder de afastar o pensamento introspectivo"! A equipe nem tem tempo de discutir as nossas práxis(verdadeiros laboratórios),assim preciso da madrugada,de textos como o seu,para não sentir-me tão superficial,imatura...Beijo enorme