terça-feira, 28 de julho de 2009

Fisioterapia

Cedi à fisioterapia. Não adianta insistir: ou se dá um tempo, faz fisioterapia e fortalece o músculo lesionado ou se submete a correr com dor por muito tempo. Escolhi a primeira opção. Depois de 4 sessões, e muito descanso, estou praticamente curado. Aplicaram-se as seguintes técnicas curativas:

Ultra-som:

O ultra-som é a aplicação terapêutica de ondas sonoras não audíveis pelo ouvido humano,
geralmente acima de 17.000HZ. Essas ondas promovem uma vibração muito rápida nos tecidos causando um calor profundo. Esse calor aumenta a mobilidade da articulação, analgesia, aumenta o fluxo sanguíneo no local, acelera o processo inflamatório e reduz o espasmo muscular.

O tempo de aplicação é de 5 a 10 minutos, variando de acordo com o tamanho da área lesionada.

É indicado para casos de tendinites, bursites, quadros dolorosos, entorses, lesões musculares e processos inflamatórios.

A aplicação do ultra-som é contra-indicada em: globo ocular, útero grávido, medula espinhal, coração, próteses metálicas e osteoporose.

Ondas Curtas:

É um aquecimento muito profundo. A dosagem é feita através da sensação do paciente de claro agradável na região da aplicação.

O tempo de aplicação pode variar de 15 a 30 minutos. O paciente deve retirar todos os objetos metálicos do corpo, pois eles podem aquecer e queimar o paciente.

É contra-indicado para pacientes portadores de implantes metálicos, dispositivos eletrônicos, marca-passos cardíacos e gestantes.

TENS:

TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea). É uma corrente elétrica que estimula os nervos periféricos através de eletrodos acoplados à pele. Essa técnica já é usada no tratamento da dor desde o final da década de 60.

O Tens estimula o sistema supressor da dor, porém como isso acontece, ainda não foi completamente esclarecido, sabe-se que essa estimulação inibe a transmissão dos impulsos dolorosos, que partem da região lesionada para o cérebro.

O principal objetivo do TENS é o alívio da dor, pois permite que o paciente, sem dor, atue mais ativamente na reabilitação, acelerando o processo. O TENS também pode ser usado para controle e/ou diminuição de edemas.

É contra-indicado em pacientes com marca-passos (se o marca-passo tiver a freqüência fixa
não tem contra-indicação), em gestantes e pacientes que tenham a sensibilidade alterada.

Em 10% dos casos, há agravamento da dor pelo uso do TENS, o fisioterapeuta deve ser avisado, pois basta alterar a freqüência do estímulo.

Como prometi, segue a foto da moto. Parece uma Harley-davidson, não é?

Nenhum comentário: