sábado, 28 de fevereiro de 2009

Correndo na Chuva!

Hoje corri 21Km com George, em Brennand. Choveu durante todo o percurso. Levamos Felipe, que filmou toda a corrida. Deixei de publicar alguns filminhos para a página não ficar muito pesada.
Vejam o gráfico do Garmin: frequência média de 140 bpm, máxima de 153 bpm. Acho que estou pronto para "as maratonas". O mestre George também está (com mais folga, evidentemente).
Aos que acompanham o blog, convido-os a participar de um treino conosco. Deixem recado no campo comentários.






segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Perder peso!

Tive vontade de escrever sobre perda de peso. Iria criticar os regimes, o excesso de exercício, falar sobre determinação e outras coisas pertinentes ao assunto. Desisti. Ia cair na mesmice. Resolvi dizer o que aconteceu comigo: um exemplo vale mais do que mil conselhos.
Pois bem, há uns 8 anos, pesava 72 Kg. Não aparentava estar gordo para minha altura, mas estava (sobrepeso). Fumava, diariamente, e bebia cervejas no final de semana. Muita vez ia para restaurantes: pizza, comida chinesa, rodízios de carne etc. Não praticava qualquer tipo de exercício físico. Características peculiares dos meus pares.
Nesses oito anos, perdi 10 kg. É pouco? Não é não. Emagrecer e manter o peso não é para qualquer um. Não existe regime, por mais elaborado que seja, que condicione o corpo a manter o mesmo peso, depois de um período de escassez de comida. Por outro lado, engana-se quem pensa que correr emagrece. Todo corredor sabe, se não fechar a boca engorda rapidinho, não adianta aumentar a quilometragem. Essa história que se tem que gastar mais calorias do que se consome é história para boi dormir: o metabolismo não pode ser analisado como uma equação algébrica.
E aí, qual a fórmula mágica? Fórmula mágica não existe.
No meu caso, adotei as seguintes posturas e atitudes: 1 –deixei de fumar; 2 – diminui a cerveja; 3 – comecei a correr; 4 – faço musculação; 5 – durmo mais cedo; 6 – tomo chá verde; 7 – diminuí a quantidade de alimentos por refeição; 8 – não como frituras, doces, bolachas, pães e afins; 9 – lancho pela manhã e à tarde; 10 – tento não me estressar (apenas tento), e sou paciente para esperar o resultado.
Para mim funcionou, se você tiver coragem . . .
Vejam uma foto quando estava com 72 kg.


sábado, 14 de fevereiro de 2009

Corrida documentada

Corri 30Km hoje, da Cidade Universitária até Piedade. George também correu. Chamamos Felipe para nos acompanhar, de Bike. Foram várias as fotos. Publico algumas. Publico também os gráficos do garmin, de hoje e do dia 10/02. Não corri quinta-feira próxima passada.











domingo, 8 de fevereiro de 2009

Espanto

Publico os gráficos das três últimas corridas. Ontem, sábado, corremos 25 Km: de Casa Forte até a Igrejinha de Piedade. O grupo de três estava completo: Eu, George e Milton.
Na volta, demos uma passadinha na barraca do açaí, perto do Othon.

Corri os 25 km com o tênis da adidas “supernova sequence”. Muito bom. Aconselho para quem tem pronação leve e pesa menos do que 75Kg.

Mudando de assunto, comprei um livrinho de Descartes, o grande filósofo criador da geometria analítica juntamente com Fermat, intitulado “As Paixões da Alma”. Nesse livrinho, Descartes estabelece estreita relação entre a anatomia e a filosofia, entre o corpo humano e o espírito, entre os diversos órgãos internos do corpo e a alma. Dessa relação, ele extrai conceitos interessantes que, para um leitor moderno, podem parecer bastante estranhos, tendo em vista o avanço da medicina e da psicologia. Vejam a explicação dele sobre o que é o “espanto”:

Essa surpresa tem tanto poder para fazer com que os espíritos, que estão localizados nas cavidades do cérebro, tomem seu curso para o local onde está a impressão do objeto admirado, que ela os impele às vezes todos para lá e os deixa de tal forma ocupados em conservar essa impressão que nenhum deles passa de lá para os músculos, nem mesmo que se desvia de algum modo das primeiras pegadas que seguiu no cérebro.
Isso faz com que o corpo inteiro permaneça imóvel como uma estátua e que só se possa perceber do objeto a primeira face que se apresentou e, por conseguinte, que não se possa adquirir dele um conhecimento mais específico. É isso que se denomina usualmente estar espantado. E o espanto é um excesso de admiração que só pode ser mau.





domingo, 1 de fevereiro de 2009

Hoje corri 21 Km, em Aldeia. O último dos moicanos, George, também correu. Foto na saída (com caras de sono) e na chegada. O tempo ajudou, mas não é fácil; como disse alhures, parece que estamos sempre subindo. Segue Schopenhauer:
Um ponto importante da sabedoria da vida consiste na proporção correta com a qual dedicamos nossa atenção em parte ao presente, em parte ao futuro, para que um não estrague o outro. Muitos vivem em demasia no presente: são os levianos, outros vivem em demasia no futuro: são os medrosos e os preocupados.